O Autocuidado e a Saúde Emocional da mulher
- Danielle Gomes

- 23 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2025

O que você entende por autocuidado?
Muitas vão dizer que é cuidar de si mesma, e realmente é. Mas como se faz isso em um mundo tão atarefado que nos convida a viver no piloto automático?
Trabalho com mulheres e percebo que a palavra "autocuidado" virou moda. Mas como assim, moda? Refiro-me ao fato de que, muitas vezes, passa a ser apenas mais um item na lista de afazeres. Por viver no automático e para não ficar de fora dos padrões, muitas mulheres praticam o autocuidado como mais uma atividade obrigatória, e esse não é o verdadeiro significado.
Podemos observar isso nas falas do dia a dia:
"Aff, tô tão cansada, mas tenho que ir na manicure."
"Ai, que maravilha! Hoje vou cuidar das minhas unhas."
Percebem a diferença? Manter-se bonita e "saudável" muitas vezes se torna uma competição com padrões que são, muitas vezes, inexecutáveis. Autocuidado não é isso.
A verdadeira essência do autocuidado

O autocuidado é para ser sentido. É o olhar para você mesma sem se preocupar com os olhares dos outros. É enxergar e perceber quais são suas reais necessidades e ir ao encontro delas. Muitas vezes, o que é autocuidado para mim não faz sentido para vocês e vice-versa.
Autocuidado é encarar aquilo que precisa de atenção e agir com amor e respeito por si mesma, considerando seus limites.
Descubra o verdadeiro significado do autocuidado e a saúde emocional da mulher e aprenda a cuidar de si mesma com amor e respeito, sem pressões ou padrões externos. Agende sua sessão de psicoterapia online e comece a se reconectar com suas reais necessidades.


