top of page

Quem se Prepara para a Prematuridade?

  • Foto do escritor: Danielle Gomes
    Danielle Gomes
  • 22 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de mar. de 2025

Mulher grávida no Pré Natal Psicológico Online
Desafios da prematuridade

Sabemos que alguns fatores podem levar à prematuridade, como diabetes, hipertensão, deslocamento de placenta, infecção urinária, entre outros. No entanto, há situações que simplesmente não podem ser previstas. É importante lembrar que essas são possíveis causas, mas não são o foco principal deste texto. Hoje, quero falar diretamente com as famílias, pais, mães e amigos que estão passando por essa experiência. A prematuridade é um tema que, muitas vezes, pega todos de surpresa, e é sobre isso que quero refletir.


A Jornada da Gestação e os Desafios do Pós-Parto

Ao descobrir que estamos gestando, uma série de mudanças e preocupações começam a fazer parte do nosso dia a dia. Tentamos planejar tudo para a chegada do bebê, desde o enxoval até a organização da casa. Felizmente, hoje já se fala muito sobre os desafios do pós-parto, algo que, na minha época, era um tema mais velado.

Mas, em meio a tantos preparativos, surge uma pergunta: quem se prepara para a prematuridade? Como se sentem esses pais e familiares de filhos prematuros? Quais são os desafios que eles enfrentam?


Casal Feliz Pré Natal Psicológico Online
Maternidade e seus desafios

A Impressão de Mudar de Direção Bruscamente

Imagino que a sensação seja a de ter que virar o volante bruscamente e seguir por um caminho totalmente desconhecido. Vejo pais de primeira, segunda ou até terceira viagem tateando nesse novo universo, cheio de incertezas. A angústia da situação, que já é difícil por si só, é agravada pela falta de informação e, em alguns casos, pela comunicação insuficiente por parte da equipe médica. Os desafios da amamentação, a tristeza de não poder levar o bebê para casa e a sensação de impotência são fatores que podem tirar o chão de qualquer um.


A Complexidade da Adaptação

Os pais que vivenciam a prematuridade do bebê enfrentam uma adaptação complexa e imprevisível. É uma jornada de altos e baixos, onde cada dia é uma conquista, mas também pode trazer sentimentos de culpa, mesmo que não haja motivo para isso. E, ao contrário do enxoval tradicional, não há um manual ou lista de itens que prepare os pais para essa situação específica. É um aprendizado diário, cheio de desafios emocionais.


Apoio e Empatia: Peças-Chave

A esses pais e familiares, dedico todo o meu apoio, ouvidos e acolhimento. Embora eu não tenha passado por essa experiência, acompanho de perto quem vive essa realidade e sei da dor, luta, luto, alegria e superação que fazem parte do dia a dia. Se você conhece alguém que está passando por isso, tente acolher com empatia. Entenda a delicadeza da situação e evite comentários desnecessários. Às vezes, um simples "estou aqui, conte comigo" pode fazer toda a diferença. Amor e empatia, sem moderação, são essenciais nesse momento.


E, se você está enfrentando essa jornada, saiba que não está só. A Psicoterapia Online pode ser um apoio valioso para lidar com as emoções e desafios que surgem nesse processo. Entre em contato para agendarmos uma consulta e encontrarmos juntos o melhor caminho.



bottom of page